Projeto Essência

PROJETO ESSÊNCIA

Na área educacional, a ASSOCIAÇÃO QUALITY compôs um projeto – PROJETO ESSÊNCIA; interdisciplinar para jovens com quadros socioeconômicos carecidos. Viabilizando oportunidade do aprofundamento dos conhecimentos do currículo pedagógico brasileiro de maneira lúdica e dinâmica, além de módulos introdutórios ao curso, que abordam conceitos sociais, para formação de cidadãos cientes de seus direitos e deveres.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar, reestruturar a realidade educacional, por meio de dinâmicas pluridisciplinares, visando à formação, a ampliação e enriquecimento cultural dos jovens para benefícios da atuação humana

PÚBLICO ALVO

Localidades que apresentam um quadro de carência econômica, educacional e cultural no Brasil, onde as políticas públicas ainda se ressentem de uma ação mais expressiva. A atuação da Associação Quality visa a aplicação do Projeto Essência em instituições tais quais, como, orfanatos, ONGs e escolas públicas.

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

A disciplinaridade e o ensino por disciplinas constitui uma visão limitada para compreensão da realidade complexa dos dias atuais. Visamos a reelaboração dos saberes como um processo pedagógico dinâmico, lúdico, aberto e interativo.

MÓDULOS INTRODUTÓRIOS
O desenvolvimento de atividades sócio-histórico-culturais visa desenvolver ferramentas conceituais para a compreensão de diálogos, de múltiplas perspectivas e de interações que, a partir de pontos de vista contraditórios, geram tensão, necessidade de tradução e negociação de modo a chegar a um novo conhecimento.

Interação Social

Constituição de uma conexão empática e de proximidade entre o grupo. As atividades propostas têm ênfase em construir um mindset para o desenvolvimento dos módulos posteriores.

Empatia

Aplicação de situações práticas e cotidianas com o objetivo de desenvolver o olhar empático, a prática de escutar o outro e eliminar os pré-julgamentos.

Direitos dos Animais

Apresentar aos alunos os direitos universais dos animais, lições de respeito à fauna, e discutir que criminalmente o abandono de animais.

Direitos e Deveres

Desenvolver aspectos de cidadania, respeito ao próximo, além de, tornar-se consciente de suas próprias atitudes sabendo o que pode ser feito e o que deve ser.

Sociedade

Identificar e relatar situações de preconceito e discriminação. Posicionar-se contra qualquer tipo de discriminação e preconceito.

Contribua com o Projeto Essência

Considerando a necessidade de integração de novas ideias-força e conceitos que impulsionam a melhoria pedagógica dos jovens, unificado a interdisciplinaridade, o Projeto Essência, elaborado pela Associação Quality, promove a formação sobre cidadania aos jovens reorganizando à visão da atualidade e proporcionando uma atitude contínua de aprendizagem. Tendo como foco de aplicação, orfanatos, organizações educacionais e redes públicas de ensino de São Paulo-SP.

Mais 220 horas de Carga Horária Pedagógica
Material Exclusivo
Dinâmicas e Atividades Lúdicas
Excursões à museus e centros culturais