GOVERNO DE SÃO PAULO INICIA EMISSÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CIN), O NOVO RG
O governo de São Paulo deu início à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá o tradicional RG. A opção estará disponível em nove pontos do Poupatempo.
A CIN adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, eliminando a duplicidade na identificação do cidadão e reduzindo as possibilidades de fraudes.
Nesta primeira fase, a emissão do novo documento será limitada, em formato piloto, e será ampliada gradativamente. Para obter o novo documento, é necessário realizar um agendamento exclusivo através do aplicativo para celulares do Poupatempo.
Requisitos para solicitação
Os requisitos para solicitar a CIN incluem ter uma conta GOV.BR no nível Prata ou Ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal - onde os dados devem estar idênticos em relação aos da certidão de nascimento/casamento - e não ter outra solicitação da CIN em andamento.
Assim como para outros serviços oferecidos pelo Poupatempo, é obrigatório realizar o agendamento gratuitamente para ser atendido, disponível no aplicativo para celulares Poupatempo SP.GOV.BR.
Novo RG será obrigatório a partir de 2032 para quem tiver menos de 60 anos
O novo RG será obrigatório a partir de 2032 para os cidadãos com menos de 60 anos de idade. Até lá, a atual carteira de identidade, com número de RG emitido pelos estados e em papel, continuará válida pelos próximos dez anos. Os brasileiros não serão obrigados a efetuar a troca até pelo menos 2032, exceto para documentos que já estiverem vencidos.
Nos estados que já oferecem o RG digital, os cidadãos podem procurar os órgãos responsáveis para antecipar a troca do documento.
Como tirar o novo RG?
Para emitir o novo documento, o cidadão pode procurar os mesmos estabelecimentos de identificação que emitem o RG comum e solicitar uma nova via normalmente. No entanto, para tirar o RG digital unificado, é necessário ter o CPF atualizado, uma vez que esse será o número usado de forma unificada. A lista de documentos e medidas necessárias para atualização do CPF está disponível no site da Receita Federal. É recomendado verificar se não há pendências com o CPF antes de emitir o RG digital.









